Testes de imunidade na população começam no dia 25 de Maio

Vão ser selecionadas 1.720 pessoas com 10 ou mais anos e 352 crianças até aos nove anos que recorram a um dos cerca de 100 laboratórios ou hospitais do SNS parceiros para a realização de análises laboratoriais de rotina. Os resultados do inquérito serológico vão ser conhecidos em julho.

A primeira fase do inquérito piloto para conhecer o nível de imunidade ao novo coronavírus em Portugal vai arrancar já em maio e envolve 2.070 pessoas, entre as quais 350 crianças até aos 10 anos. De acordo com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) a amostra desenhada pretende representar a população portuguesa de todas as idades de modo a obter estimativas nacionais, estratificadas por região de saúde e por grupos etários específicos.

O inquérito sorológico tem como finalidade conhecer a percentagem de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2. Os investigadores do INSA consideraram que seria “muito importante” estudar também “as crianças abaixo dos 10 anos porque é um grupo que não tem sido muito atingido por esta pandemia e, portanto, importa perceber se isso se reflete no maior tipo de anticorpos ou não”. O estudo conta com a colaboração de uma rede de cerca de 120 laboratórios de análises clínicas ou hospitais parceiros do projeto.

O INSA irá realizar uma série de estudos transversais, de acordo com a evolução da epidemia de modo a monitorizar a evolução do nível de anticorpos contra SARS-CoV-2 na população portuguesa.

Resultados conhecidos em julho

Os resultados deste primeiro estudo deverão ser tornados públicos ainda durante o mês de julho.

Segundo o INSA, os estudos transversais subsequentes serão realizados cerca de cinco meses após o primeiro estudo e posteriormente de três em três meses até um ano (total de quatro estudos), podendo estes trabalhos de investigação ser ajustados de acordo com o curso da epidemia de modo a responder às necessidades de informação de cada momento.

Fonte: SNS